Segurança física x Segurança eletrônica

A segurança é essencial no dia a dia do brasileiro, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente corporativo. Diante das notícias de violência que são repercutidas diariamente, é essencial contar com boas alternativas de segurança. Pensando nisso, o tema abordado hoje é sobre a diferença entre uma segurança física para uma eletrônica. Sabe como funciona esse tipo de segurança? Quer saber mais sobre suas vantagens? Então confira!

Nos dias de hoje com a tecnologia disponível à custos menores, é essencial contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios onde o acesso de pessoas é intenso, sejam de moradores, visitantes ou prestadores de serviços. Pensando nisso, uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada ultimamente é a portaria eletrônica com câmeras, monitores e sensores. É uma forma moderna de administrar e controlar esse fluxo, além de trazer muitas vantagens para moradores e clientes.

Seguranca física porteiro

A segurança dos condomínios e consequentemente de suas portarias, é um dos itens que mais gera preocupação e gastos aos empreendimentos residenciais. Neste cenário, um aliado que tem ganho espaço no mercado são os sistemas de portaria eletrônica, que substituem a figura do porteiro e prometem aprimorar o controle de acesso de pessoas e veículos, barateando as despesas fixas mensais pagas pelos condôminos. É ideal para qualquer condomínio possuir profissionais qualificados para o atendimento e ferramentas eletrônicas para identificação de pessoas e veículos. Sabemos que o custo para manter o “sistema ideal” é grande, então se for para optar pela solução que trará o melhor resultado em termos de segurança, opte pelo eletrônico, por vários motivos.

São muitas as vantagens de um sistema de segurança eletrônica:

– Tecnologia de ponta

Uma das primeiras e principais vantagens é melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro da empresa ou de todo tipo de ambiente, garantindo proteção, evitando furtos ou outros perigos. A fim de garantir a proteção do maior número de pessoas, os sistemas de segurança eletrônica estão cada vez mais acessíveis, apresentando excelente custo-benefício e dispensando a necessidade de um segurança em tempo integral.

Com a chegada de novas tecnologias, o serviço também oferece comodidade já que muitos sistemas possuem personalização, com câmeras em alta qualidade e nitidez. Tudo isso facilita a visibilidade do ambiente e o usuário pode acompanhar o que está acontecendo direto de seu smartphone ou tablet, de qualquer lugar onde esteja. Isto evita a presença física e diretamente no local para este tipo de monitoramento, protegendo o usuário de uma abordagem perigosa ou suspeita.

Câmera de segurança smartphone

Portaria física condomínio

– Economia e baixo custo de manutenção

A economia feita ao se adotar ferramentas de segurança eletrônica é facilmente percebida. O monitoramento de diversos sistemas diferentes poderá ser feito a partir de um único terminal. Além disso, a manutenção é feita por um único profissional, que é capaz de analisar todo o equipamento e fazer as devidas correções rapidamente. Se compararmos o valor gasto com uma portaria 24H por um ano, o valor médio estará em torno de R$ 150.000,00. Com este valor é perfeitamente possível criar um forte esquema de segurança eletrônica e nos anos seguintes esta verba pode ser totalmente revertida para outras finalidades e melhorias no prédio.

– Equipamento de boa qualidade não falha

O projeto deve ser bem ajustado e dimensionado de acordo com as particularidades de cada local, a escolha da tecnologia adequada e principalmente com relação a qualidade dos produtos e qualificação da empresa integradora. O ser humano pode falhar na identificação, o equipamento eletrônico pode apresentar problema, é diferente. As imagens das câmeras são gravadas e em qualquer momento pode -se buscar toda a memória de dados armazenada.

Segurança eletrônica câmeras

– Modernização e valorização do imóvel

Quem não gosta de modernidade? Vamos ao banco, temos que colocar a digital para sacar dinheiro, temos meios de identificação eletrônica por todas as partes, e em nosso condomínio não?  A proposta dessa modernidade predial torna o seu prédio inteligente, aumenta a segurança num todo, valoriza os apartamentos, e ao invés de 1 porteiro tomar conta das câmeras, todos os condôminos podem ter a visualização das mesmas! Hoje em dia o custo de serviços de porteiros está muito caro para prédios que possuem poucos apartamentos, aumentando e muito a mensalidade do condomínio. Com a tecnologia a nosso favor podemos substituir 100% dos porteiros por um sistema automatizado para portarias com leitor biométrico, barreiras de proteção  entre outros.
E com isso a valorização do imóvel pode chegar até 15% em algumas regiões.

– Aumento da segurança e do controle

Outra vantagem é que a portaria virtual agrega mais segurança ao condomínio pois impossibilita a rendição da portaria. Ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos é controlar a portaria principalmente por ser uma posição estratégica no prédio e o porteiro não oferecer nenhuma resistência por não poder estar armado. . Em um sistema de portaria eletrônica isso não é possível. Além disso, com a redução de custos mensais com a mão de obra, é possível incrementar sistemas tecnológicos mais modernos de segurança, implantando mais câmeras e sensores de presença, além de sistemas de controles remotos com botão de pânico acionados caso o morador perceba alguma situação anormal. Os elevadores exclusivos com código de acesso para cada apartamento são fundamentais para a segurança interna evitando que pessoas não autorizadas embarquem nos elevadores e circulem pelos andares do condomínio.

Câmeras de segurança eletrônica

– Portabilidade e flexibilidade

Uma vez que o sistema pode funcionar por meio de wireless e em conjunto com uma rede, você pode acessar todo o sistema local ou remotamente. É possível que o sistema de segurança eletrônica seja configurado de acordo com suas necessidades. Ou seja, você pode monitorar qualquer tipo de estabelecimento à qualquer tempo.

Concluindo, os sistemas de segurança eletrônica estão em constante atualização acompanhando as novas tecnologias. Por isso, a Borgesi Engenharia também se preocupa com este item de extrema importância e diferenciação criando a infra-estrutura necessária para que a maioria dessas estratégias de segurança estejam presentes em seus empreendimentos. Conheça o Ed. Pitágoras, projeto inovador, moderno e inteligente, com padrão alto luxo e localização nobre no melhor ponto do Liberdade/Jaraguá.