Projeto de iluminação: o que é projeto luminotécnico, dicas e como utilizar

Projeto de iluminação

Um bom projeto de decoração está, invariavelmente, ligado a um bom projeto de iluminação. E, para pensá-lo adequadamente, é essencial ter o “layout” de cada ambiente e determinar claramente o objetivo do espaço. Com esses pontos definidos é possível saber o que e como iluminar de forma funcional e bonita.

Com as dicas da designer de interiores Marieta Lemos entenda a importância da lâmpada certa e saiba como pensar no projeto luminotécnico para cada ambiente da casa.

O que é?

Você já ouviu falar em projeto de iluminação ou luminotécnico?
O projeto luminotécnico é a combinação entre a iluminação artificial e arquitetura, visando o melhor emprego de lâmpadas e modo de iluminação no ambiente. Esse tipo de projeto tem como objetivo principal a funcionalidade e estética do ambiente iluminado, assim como, o bom uso das lâmpadas, que com o uso correto ainda podem contribuir para a economia de energia.

A importância de um bom projeto de iluminação

 

 

 

Hoje em dia é muito importante a economia de energia e redução ao impacto ambiental. Deve se trabalhar de maneiras diferentes e conjuntas a luz artificial e natural dos ambientes.

O projeto de iluminação de uma residência deve levar em conta não apenas a estética, mas a função de cada ambiente e a relação que o morador terá com ele. O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a decoração, sempre levando em conta o aspecto funcional do cômodo.

É importante descobrir o tipo ideal de lâmpada para o efeito de iluminação desejado e o posicionamento ideal que ela deve ter. As características do produto devem atender às necessidades do ambiente, não o contrário.

Projeto iluminacao sala

As luzes de led são as estrelas da iluminação, tanto as lâmpadas como as fitas de led. São conhecidas pela ótima iluminação, durabilidade e economia de energia, e podem ser encontradas em diferentes temperaturas de cores. A iluminação hoje é o ponto chave para que a decoração fique aconchegante e harmoniosa.

Sendo um truque para valorizar e ressaltar os detalhes e revestimentos como piso e paredes. Principalmente o mobiliário, quadros, plantas, adornos e esculturas. Na economia são relevantes, pois uma iluminação eficiente oferece a quantidade de luz necessária, sem pesar nas contas.

Iluminação em sala de estar e jantar

Muitas vezes, quando estamos decorando uma sala, acabamos dando atenção aos móveis e adornos, esquecendo-se de planejar a iluminação. Simplesmente achamos que colocando um lustre ou um plafons central estará resolvendo e iluminando o ambiente.

Engano puro!

A iluminação hoje é tão importante quanto os móveis e cortina. A localização de um bom e lindo lustre pode atrapalhar e ofuscar o restante da iluminação. Feito com harmonização e pensando na funcionalidade dos ambientes, a iluminação vira a estrela da decoração. A falta de iluminação em alguns pontos do ambiente pode ficar escura e desvalorizar os adornos ou uma linda peça.

Projeto iluminação sala de estar

É importante pensar na quantidade de luz necessária para cada ambiente. Sem exagero!! Mas bem iluminado! As cores e revestimentos nas paredes também são um fator importante, como também a cor das lâmpadas a serem usadas.

As paredes escuras absorvem mais luzes, sendo assim as lâmpadas terão que ter mais intensidade. Já as paredes claras poderão ser usadas lâmpadas com filtro coloridos para produzir um efeito de cor e versatilidade.

 

Iluminação quarto de casal e solteiro

Cada ambiente de uma casa pede um tipo de iluminação específica, que pode ser feita difusa, direta ou indireta com sancas. Quartos com luzes indiretas ajudam no conforto e aconchego.  No quarto, a luz uniforme e indireta é a que dá melhor resultado. Ela pode ser obtida com luminárias com filtros de acrílico ou vidros foscos.

 

Iuminacao quarto suite

 

A iluminação precisa se ajustar às atividades que podem ser desenvolvidas no quarto – ler, ver televisão, namorar, trocar de roupa. Um recurso que costuma ser bastante útil é a dimerização, ou seja, um controle para a intensidade da lâmpada.

Projeto iluminação quarto

Iluminação cozinha e área de serviço

Cozinhas sempre com iluminação claras, para não perder as cores dos alimentos, para isso, o ideal para esse cômodo é utilizar lâmpadas com grande índice de reprodução da cor. As lâmpadas incandescentes como as halógenas e as dicroicas são as que possuem maior reprodução de cor.

 

Iluminação cozinha clean

Hoje em dia a lâmpada tem classificações como branca, neutra e amarela, isto faz com que fique mais fácil nas escolhas para cada ambiente. E outro fator importante às lâmpadas de LED’s não esquentam e não emitem calor, deixando assim o ambiente mais fresco.  Já as lâmpadas dicroicas comuns aquecem muito o ambiente.

 

Projeto luminotécnico cozinha

Iluminação banhos e lavabos

 

Nos banhos e lavabos a atenção é para as bancadas onde é sempre valorizado. Por isso, é muito importante caprichar na colocação das lâmpadas em torno dessas peças, garantindo assim uma boa imagem do morador ou visitante.

Hoje, você não consegue fazer um bom projeto de iluminação se não pensar na iluminação como um todo, pois ter um ambiente iluminado de acordo com as suas necessidades é possível valorizar ainda mais a sua decoração. A iluminação pode tanto elevar como desmerecer seu ambiente, então todo cuidado é pouco ao utilizá-las.

Iluminação banhos elavabos

Iiluminação banheiro

O banheiro é o cômodo onde mais se cometem erros de iluminação. A regra básica é: iluminação uniforme e intensa, principalmente na bancada da pia. As lâmpadas refletoras devem ser evitadas a todo o custo porque criam sombras no rosto e prejudicam as mulheres na hora de se maquiar e homens quando fazem a barba.

Para o banheiro são indicadas luminárias com acrílico leitoso, vidro leitoso ou lâmpadas difusoras, como a fluorescente. A luz de camarim, que alguns usam no banheiro, também é bastante prejudicial para a aparência, já que cria sombras, e as lâmpadas são muito quentes, fazendo o usuário transpirar com facilidade. Este tipo de iluminação só é usado no camarim para o artista simular a visão que o publico terá dele.

Iluminação área externa

A iluminação externa também é um ponto importante, e que pode valorizar e muito a fachada da casa. Lâmpadas e luminárias tem que ser adequadas para valorizar e transformar a área externa da sua casa.

Conceitual, objetiva e cênica. A iluminação dos jardins pode seguir os mais diferentes estilos. Faz toda diferença para embelezar a casa ao por do sol. As lâmpadas e luminárias é que vão fazer toda a responsabilidade de destacar o projeto de paisagismo. Não há regras fixas para o planejamento de iluminação, mas o importante é valorizar as plantas.

Iluminação área externa

Hoje em dia a tecnologia de lâmpadas LED fez seus custos baixarem e normas estão impondo o fim das lâmpadas incandescentes. Com a proliferação dos modelos de lâmpadas LED a escolha da melhor lâmpada ficou ainda mais difícil. E para piorar, as lâmpadas LED não costumam ser dimerizáveis, somente alguns modelos é que realmente dimerizam bem.

Quando for escolher lâmpadas LED que serão utilizadas em conjunto com automação o cuidado precisa ser redobrado, para garantir uma boa dimerização, sem surpresas ou efeitos indesejados. Existem muitos produtos bons e também muitos produtos ruins. Quem optar apenas pelo preço mais baixo corre um grande risco de não ter resultados satisfatórios na hora da automação e além disso pode comprometer a sua economia.

Os novos LED’s conseguem um resultado melhor quanto à reprodução de cores, além de emitir menos calor e nada de raios UV. Acredita-se que daqui uns cinco anos aproximadamente as residências do mundo estarão usando lâmpadas de LED e saber utilizá-las a seu favor é ideal para valorizar os ambientes. Muito cuidado ao escolher as lâmpadas e luminárias para elas.

Agora que você já sabe o que é um projeto de iluminação e todos os benefícios que o emprego correto do tipo e local de iluminação trazem para a melhor valorização do ambiente. Nada como um bom profissional para a execução do projeto e especificá-las!!

Contato marieta