A influência do Feng Shui na construção civil

Em meio a um mundo tão agitado, ter ambientes em nossas casas que transmitem tranquilidade e equilíbrio com o natural é um ótimo recurso para buscar a paz interna. Essa tem sido uma grande aposta de pessoas ligadas à energia que entendem de maneira consciente que sofremos interferência do meio e que também podemos deixar a nossa energia onde entrarmos. Sendo assim nossa morada deverá estar sempre limpa, equilibrada e organizada para gerar o descanso necessário e a reenergização ao nosso corpo.

Segue abaixo algumas dicas de Feng Shui que são utilizadas no ramo da construção civil:

 

Símbolo Feng Shui

Feng Shui o que é?

Feng Shui é uma arte milenar chinesa de 4 mil anos que estuda a edificação em todo o seu viés a fim de aproveitar toda a energia positiva em circulação. O termo, literalmente, significa vento e água, o equilíbrio entre o céu e a terra. Esta técnica se refere à ação do vento e da água; Feng significa respirar e Shui significa fluir.

Essa “ciência” Chinesa determina qual o design que se aplica melhor para cada espaço, equilibrando todas as energias e aumentando a harmonia do fluxo energético dos ambientes. Cada cômodo tem uma simbologia. É a arte de criar ambientes harmoniosos, ligando-nos intimamente ao natural (aos elementos água, terra, fogo e ar) que hoje podemos encontrar diversas técnicas para serem utilizadas na construção de uma moradia.

Cada ambiente tem seu potencial energético que precisa ser trabalhado com muita consciência. O feng shui é bastante útil na construção civil, ajudando desde a escolha do próprio terreno onde o prédio será construído até a disposição dos cômodos, passando por ângulos, portas, jardins, detalhes de decoração, etc. Tudo contribui para a soma vibracional que habita os lares. Veja como trabalhar para que nossas casas se tornem energeticamente saudáveis.

  • Histórico do terreno

Sempre que você pensar em comprar um terreno para construir, ou um imóvel construído, tenha sempre o assessorado de um Radiestesista, ou procure saber a história do que funcionou naquele local anteriormente. Procure evitar construir em terreno que já abrigou construção de hospital (tem a energia de pessoas doentes ou que já morreram), funerária (energia da tristeza), cemitério (tem a nefasta energia das pessoas mortas), matadouro (energia negativa ligada ao medo e ao desespero), igreja ou templo (apresenta a energia Yin, que não é boa para os que estão vivos) ou delegacia de polícia (tem energias ligadas ao sofrimento e à ansiedade).

  • Vizinhança

Observe bem onde a casa foi ou vai ser construída. Estações elétricas por exemplo aumentam bastante o risco de câncer. As torres elétricas predispõem os moradores a distúrbios emocionais. Torres de transmissão podem acarretar distúrbios no sistema nervoso e a presença de uma zona industrial pode ocasionar problemas respiratórios. Ter prédios muito altos ou casas muito velhas como vizinhos também não é aconselhável.

Localização e posição do Sol

A melhor opção é estar próximo ao solo, pois quanto maior a proximidade com a terra melhor para captarmos a energia da natureza. Dentro do terreno, a edificação deve estar mais a Oeste que a Leste e mais ao Sul que ao Norte, de modo que sempre haja mais espaço livre a Norte e Leste. Além disso, deve haver mais e maiores aberturas (portas e janelas) a Norte e Leste.  A iluminação, o calor e a energia que o sol proporciona são fundamentais para a saúde interna do local e ainda evitam insalubridades, como mofo e umidade, indesejáveis para o equilíbrio das energias do ambiente. Portanto, esse é o primeiro fator que consideramos na busca dessa harmonia energética e dinâmica na qual o Feng Shui pode auxiliar em seu novo espaço. Assim pode-se aproveitar melhor as boas energias que vêm destas direções, como os saudáveis raios ultra-violeta (que vêm do Leste), que são anti-sépticos e purificam o ambiente.

  • Árvores e o fluxo de energia

Fique atendo à posição em que nascem as árvores. Ter árvores muito perto da casa não é bom, pois isso pode prejudicar a estabilidade e as fundações do terreno, além do problema das raízes, que podem causar danos nos encanamentos de esgoto.

Em geral o prédio ou casa, vista externamente e de frente, deve transmitir amplitude, largueza e beleza. Recomenda-se colocar árvores pequenas, arbustos ou folhagens nos quatro lados da edificação, a fim de produzir um conjunto harmônico, além de um fluxo respiratório mais saudável. Os corredores devem ser largos e bem arejados. Na parte interna da casa, as portas são elementos captadores do ar externo, responsáveis pelo fluxo vital, a manutenção e a renovação das energias internas. O excesso de vento dentro de uma residência gera desarmonia e confusão.

A porta de entrada é a mais importante; além de bonita e bem definida na construção, ela nunca deverá estar alinhada a outra porta ou janela, pois prejudicará o fluxo positivo dos ventos. A abertura da porta deve ser máxima, sem nenhum elemento que a impeça de abrir.

As janelas completam a circulação de energia das portas, fluindo naturalmente como as asas abertas de um pássaro, finalizando, assim, o conjunto harmonioso na construção. A perfeita combinação das formas e a integração dos ambientes são algumas dicas essenciais para a produção de elementos energéticos favoráveis à vida dos futuros moradores.

  • Feng Shui Banheiro

Banheiros são a maior fonte de energias negativas, pois é o lugar onde existe o canal de maior contato com os nossos dejetos, que são o vaso sanitário e as instalações sanitárias. Por essa razão devemos manter, sempre, o banheiro limpo, o vaso fechado e a porta do banheiro também. Na estrutura da construção a porta do banheiro não deve alinhar-se com a porta do quarto, cozinha ou sala de estar. Em qualquer ambiente os odores devem ser observados com seriedade. Garanta que o cômodo seja o mais iluminado possível, abusando das cores claras, inclusive nos azulejos.

  • Feng Shui Quarto

Depois da porta de entrada, o quarto é o ambiente mais importante da casa, pois é nele que encontramos o nosso descanso após um dia de trabalho. Neste cômodo vale posicionar a cama de modo que se aviste a porta e a janela. Acima do móvel, cuja cabeceira deve ser preferencialmente de madeira, coloque um quadro que traga bons sentimentos e não deve se ter um espelho no quarto que reflita a imagem da pessoa dormindo, isso causa um sono intranquilo e tensão emocional nas pessoas. A cabeceira deverá estar posicionada preferencialmente para Leste ou Norte.

Não devemos instalar aparelhos de tevê em nossos quartos e, principalmente, no quarto dos nossos filhos – ou desconectá-los da parede na hora de dormir. Mesmo quando apagados, mas conectados à rede elétrica, ainda emitem ondas de forma, campos elétricos e cargas eletrostáticas. Deixar a tevê ligada para dormir é muito pior, segundo os especialistas. 

Também se deve evitar excesso de fios, ou mesmo mantê-los enroscados entre si. Transformadores elétricos, nem pensar…
Os consultores também recomendam cuidado especial com a cabeceira da cama: por trás dela não devem existir aparelhos elétricos. As cabeceiras normalmente ficam encostadas em paredes mas se houver qualquer aparelho elétrico ligado no outro lado, também encostado à parede, ele estará afetando diretamente nosso sono. Por fim, devemos desligar nossos telefones celulares antes de dormir.

  • Feng Shui Sala

A sala de estar deve ser um ambiente de relaxamento e ao mesmo tempo de interação, é o local onde recebemos amigos e desfrutamos a convivência. Acredita-se que este ambiente deva ser protegido, em função da prosperidade que emana. Precisa ser um ambiente clean e por isso, a disposição dos móveis precisa dar a sensação de acolhimento, com sofá e poltronas distribuídos de modo que todos possam se ver e se comunicar facilmente. Sendo assim, evite colocar o sofá com as costas voltadas para a porta de entrada, por exemplo. Se houver uma mesa de centro, cuide para que ela não restrinja o fluxo de passagem dos convidados e moradores no dia a dia. A sala constituída de tons creme, amarelo pastel, bege, terracota ou ocre, estão associados com o elemento natural da Terra e nos ajudam, de acordo com Feng Shui, a fortalecer as relações pessoais e adquirir uma maior estabilidade.

Ter plantas em casa é uma ótima opção para atrair boas energias. Elas são uma decoração viva, que faz com que a prosperidade e a abundância sejam atraídas para dentro de seu lar.

  • Feng Shui Cozinha

A cozinha é um espaço sagrado que guarda, mantêm e preserva nossa fonte primordial de energia: os alimentos. Assim como a sala de jantar, a cozinha também representa prosperidade, sendo o fogão seu símbolo máximo representando riqueza da família.. É nela ou através dela que reabastecemos e fortalecemos nosso corpo físico para uma boa disposição diária. Deve ter janelas, boa iluminação e quem nela estiver ou trabalhar que tenha boas vibrações, pensamentos e palavras positivas para não contaminar os alimentos. Evite colocar a pia ou a geladeira ao lado do fogão, para equilibrar os elementos água e fogo. E na decoração as cores laranja e amarelo podem estimular a área da nutrição, enquanto o verde estimula o consumo dos alimentos mais naturais, fundamentais para nossa saúde e bem-estar.

Uma casa adequadamente desenhada e agradável será a morada da boa saúde, riqueza, inteligência, boa progênie, paz e felicidade!

Em linhas gerais, de acordo com o Feng Shui, todos os ambientes exigem organização, além de limpeza periódica, com a doação ou descarte daquilo que não se usa mais, pois a energia tende a não circular em locais obstruídos. Pedem também iluminação abundante e ventilação. 

Nós da Borgesi Engenharia nos preocupamos sempre com a harmonização em nossas construções, utilizamos essas técnicas milenares que nos auxiliam, a Radiestesia e o Feng Shui – que, associadas à excelentes projetos arquitetônicos e acabamentos nobres nos beneficiam com o resultado de moradias especiais, energeticamente equilibradas e saudáveis para oferecer o nosso melhor a você!