Quais os valores principais numa boa relação cliente x fornecedor

Fornecedor reunião

Foi-se o tempo em que para ser um bom fornecedor bastava apenas entregar o produto ou serviço contratado no prazo. Hoje isso é o mínimo. Saber o que se espera dos fornecedores é essencial para a garantia de melhores resultados no seu negócio, facilitando os processos, tranquilizando a força de trabalho e satisfazendo o cliente. Por isso, é fundamental que os empreendedores de pequeno e médio porte, cuja sobrevivência do negócio depende de uma outra empresa cliente, saibam o que esperar de um bom fornecedor e escolher bem para a prosperidade do negócio de ambos.

E para nós do ramo da construção civil, para que uma obra seja entregue no prazo e mantenha elevado padrão de qualidade é fundamental contar com fornecedores eficientes e que consigam suprir todas as demandas do canteiro. Os fornecedores são elos fundamentais dentro do processo, pois fornecem os insumos necessários para que a empresa atenda com seus produtos ou serviços o cliente ou usuário final. Porém para garantir a qualidade do nosso produto / serviço, o fornecedor deve atender aos nossos requisitos ou especificações .

Para que você, fornecedor, possa entregar o melhor produto e garantir a satisfação de seus clientes, desde a concepção do projeto até a entrega da obra, preparamos algumas dicas bem importantes que ajudarão nesse processo de avaliação e critérios que uma empresa valoriza em um fornecedor. Confira agora 5 critérios que avaliamos em um bom fornecedor para nossa empresa. Acompanhe!

Fornecedor reunião

  • Agilidade / Respeito

Bons fornecedores para obras são aqueles que cumprem os prazos de entrega e não impactam o planejamento do canteiro. Agilidade e flexibilidade de prazos são alguns diferenciais importantes na hora de contratar o melhor fornecedor. Mesmo as empresas que possuem processos rígidos e bem definidos sabem trabalhar de maneira a se adequar às necessidades do cliente. Optar por fornecedores que consigam compreender suas demandas e saibam encaixá-las de modo a nunca deixar sua empresa na mão. Sabemos que o cumprimento dos prazos depende da negociação, mas o fornecedor que se prontifica a flexibilizar suas operações para atender um cliente demonstra um cuidado com o sucesso do seu negócio e também com a manutenção da parceria. Cumprir o prazo acordado já não está sendo diferencial para os fornecedores. As construtoras estão buscando por empresas que tenham alguns diferenciais de mercado como, por exemplo, agilidade no prazo de entrega (frente a seus concorrentes), realizar entregas imediatas e processos de compra sem burocracia.

Entrega de produtos fornecedor

  • Preço

Um bom relacionamento com os fornecedores também é a porta para negociações de prazo e preços. Prazos de entrega curtos podem colocar sua empresa um passo mais à frente de seus concorrentes, reduzindo assim a necessidade de grandes estoques, diminuindo riscos e perdas. As melhores condições de pagamento – seja um preço com desconto ou um parcelamento diferenciado – também pode reduzir o peso da matéria-prima sobre seus custos. O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos, não significando necessariamente o menor preço. Trata-se de lógica. Em tempos de crise ou não, queremos qualidade, preço justo e um excelente atendimento.

  • Qualidade

A qualidade também é essencial. Este ponto é indiscutível e inegociável. Escolher fornecedores de boa qualidade é essencial não apenas para as vendas, mas também para a fidelização dos seus clientes. Consumidores insatisfeitos dificilmente repetem a experiência de compra. Além disso, um produto de qualidade duvidosa é extremamente prejudicial para a reputação da sua empresa ou produto. É comum vermos obras que, mesmo depois de prontas, ainda terem uma equipe de manutenção corrigindo os erros cometidos durante a execução do empreendimento devido a materiais de baixa qualidade ou danos causados posteriormente. O diferencial de qualidade é um ponto extremamente importante mas que exige uma sintonia muito grande entre as partes para se chegar no melhor custo x benefício. Nem sempre o maior fornecedor é o que tem mais qualidade, assim como o produto ou serviço mais caro não é garantia de ser o melhor. Exige do contratante Know how e sabedoria para contratar.

Qualidade material fornecedores

  • Credibilidade e Competitividade

Uma das características fundamentais de um bom fornecedor é a credibilidade. Por isso, é válido buscar por fornecedores sérios e que tenham experiência em sua área de atuação. Isso faz com que eles tenham um nome a zelar e com certeza vão preservar essa característica difícil de adquirir para estreitar ainda mais o vínculo entre as partes. A credibilidade de uma empresa tem relação direta com a formalidade e a legalidade. Empresas que têm uma marca consolidada no mercado estão sempre atentas à legalidade de seus produtos e processos, e tratam suas negociações com a devida formalidade e respeito necessários. Já com relação a competitividade, hoje em dia uma empresa não pode ser competitiva de forma isolada. Ela faz parte de uma cadeia de compradores / fornecedores que tem como objetivo final a satisfação dos consumidores. Estamos numa era de pressão competitiva e a necessidade de melhorar os processos nunca foi tão intensa como agora. Cada vez mais a relação de confiança entre cliente e fornecedor torna-se um diferencial em um mercado tão competitivo.

  • Fidelização e Parcerias

Hoje entre cliente e fornecedor procuram desenvolver um clima de confiança mútua onde ambos saem ganhando, gerando desta forma uma parceria entre eles. Nesta parceria, o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto e do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade e fornece um termo de garantia pós contratação de acordo com as normas legais. Quando essa parceria atinge elevado grau de evolução gerando confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, certamente a parceria é frutífera! Uma parceria com um fornecedor requer condições diferenciadas de compra, poder de negociação e melhores preços em troca de exclusividade. Por exemplo, assinar um contrato de longo prazo ou de grande escala são diferenciais dessa fidelização.

Parceria cliente e fornecedor

Como já vimos, existem motivos financeiros para cultivar um bom relacionamento com os fornecedores. Mas também existe um motivo bem mais simples: manter um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Quando a relação com o fornecedor é de confiança e amizade, mesmo que algum problema eventualmente apareça, ele pode ser resolvido através de uma conversa aberta e honesta. A relação não fica sob tensão e a parceria não se desfaz na primeira dificuldade. As construtoras buscam realizar parcerias por uma questão de estratégia, normalmente com empresas responsáveis que fornecem os materiais de qualidade e com preços justos. Na relação de parceria, todos se beneficiam. O importante aqui é entender as necessidades do cliente, com melhor custo x benefício e oferecer condições interessantes para ambas as partes onde a margem de lucro é satisfatória.

Fidelização e parceria cliente fornecedor

Essas são algumas dicas que podem auxiliar nesse minucioso processo de escolha do melhor fornecedor. Com valores extras como cortesia, educação, eficiência e qualidade no atendimento, o cliente sentirá segurança e satisfação. Será surpreendido positivamente e garantirá a próxima compra bem como a indicação à outros futuros clientes.

A Borgesi Engenharia sempre estará nos dois lados dessa moeda, uma hora sendo uma cliente empresa exigente e responsável na contratação de seus fornecedores, na outra face sendo a fornecedora de produtos confiáveis, com preços justos e de extrema qualidade valorizando a parceria com clientes fiéis e satisfeitos. Tudo sempre na mesma energia de se fazer o melhor para todos ganharem!

Aprendeu como captar bons fornecedores para obra ou empresa? Agora não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajude também seus amigos a escolherem os seus parceiros comerciais!